Este blogue é documental e destina-se a arquivar e difundir a vida e obra de Miguel Franco não por ordem cronológica,como seria nossa vontade.
Friday, March 9, 2018
Friday, November 24, 2017
Filmografia de Miguel Franco
![]() |
O CRIME DE ALDEIA VELHA |
Filmografia de Miguel Franco
|
(14.04.1918-1988)
| ||
Ano
|
Título
|
Realizador
|
Papel
|
1958
|
O Tesouro
|
António Campos
| |
1959
|
O Senhor
|
António Campos
| |
1964
|
O Crime de Aldeia Velha
|
Manuel Guimarães
|
Regedor
|
1964
|
O Triângulo Circular
|
Pierre Kast
| |
1965
|
Domingo à Tarde
|
António Macedo
|
Médico Oncologista
|
1965
|
O Trigo e o Joio
|
Manuel Guimarães
|
Alabardeiro
|
1969
|
O Cerco
|
António da Cunha Telles
|
Vítor Lopes
|
1972
|
Lotação Esgotada
|
Manuel Guimarães
|
Augusto Severino (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Casconha)
|
1975
|
O Motim
|
Correia Alves
| |
1976
|
Reina a Tranquilidade
|
Peter Lilienthal
| |
1976
|
Peter Lilienthal filma em Setúbal
|
António Macedo
|
Actor Miguel Franco
|
1976
|
The Assignment
|
Mats Arehn
|
Larrinaga's Murderer (O Assassino de Larrinaga)
|
1977
|
A Fuga
|
Luís Filipe Rocha
|
Chefe dos Guardas Rosa
|
1978
|
O Rei das Berlengas - ou a independência das ditas
|
Artur Semedo
|
Chefe do Estado-Maior da Força Aérea
|
1980
|
A Culpa
|
António Vitorino d'Almeida
|
Deputado Caeiro
|
1980
|
Manhã Submersa
|
Lauro António
|
Senhor Capitão
|
1983
|
Vidas
|
António da Cunha Telles
|
Inspector Veiga
|
Comentário
|
Analisando a filmografia do Miguel Franco posso tirar várias conclusões: a sua vinda para o cinema profissional deve ter passado pelo
| ||
Bernardo Santareno que o conhecia pelo seu trabalho de dramaturgo encenador e actor.
| |||
O produtor do filme do Kast em Portugal foi António da Cunha Telles e uma boa parte do elenco de O Crime de Aldeia Velha
| |||
passou para esta co-produção internacional.
| |||
A passagem para o filme do António Macedo é feita através do José Carlos de Andrade que foi assistente de realização, confirmando-se que
| |||
nos filmes posteriores do António Macedo, em que o José Carlos Andrade já não trabalhou, não aparece o nome do Miguel Franco.
| |||
A passagem para os filmes do António da Cunha Telles é feita através do conhecimento que o António da CunhaTelles tivera do
| |||
Miguel Franco por ter produzido os dois filmes anteriores do Manuel Guimarães.
| |||
Miguel Cardoso sugere-o a Peter Lilienthal para o seu filme rodado no ano quente de 1975 em Setúbal sobre o golpe do Pinochet no Chile.
| |||
Para o filme sueco é sugerido por Miguel Cardoso (produtor executivo para Portugal) ao realizador Mats Arehn,.
| |||
Luís Filipe Rocha convida Miguel Franco para o seu primeiro filme, A Fuga, pois trabalhou com ele no filme do Peter Lilienthal
| |||
em que era assistente de realização.
| |||
Chegou a estar escolhido para entrar no filme de Eduardo Geada, A Santa Aliança, mas, por ter adoecido,foi substituído à última hora.
| |||
O Artur Semedo conhecia-o da Lotação Esgotada do Manuel Guimarães e, como O Rei das Berlengas tinha uma grande parte da acção
| |||
filmada no Castelo de Leiria, logo pensou nele para um dos papéis.
| |||
A passagem para o filme do Vitorino d'Almeida deve-se a que o filme tenha tido uma primeira fase de preparação no Gabinete de
| |||
Produção do Henrique Espírito Santo onde estava Miguel Cardoso.
| |||
A passagem para o filme do Lauro António, Manhã Submersa, deve ter-se dado pela relação estreita que o Lauro tivera com o
| |||
Manuel Guimarães, nomeadamente durante a produção de Lotação Esgotada e até à sua morte.
| |||
Outros créditos
| |||
1975
|
O Motim
|
Correia Alves
|
Argumentista
|
1987
|
O Motim
|
Ângelo Peres
|
Peça original
|
23.11.2017
| Miguel Cardoso (cineasta) |
Thursday, October 12, 2017
MIGUEL FRANCO ACTIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CULTURAL EM LEIRIA ANOS 70
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/joao-de-freitas-branco-em-leiria/#sthash.s1l50ZQz.lFmvBAnX.dpb
https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Franco
![]() |
MIGUEL FRANCO |
https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Franco
Miguel Franco desenvolveu o teatro na sua cidade natal, através da recriação do Grupo de Teatro Miguel Leitão, de que foi diretor e encenador. A partir de 1950, com a apresentação, por todo o país, da peça Tá-Mar, de Alfredo Cortez, o Grupo de Teatro Miguel Leitão passa a destacar-se na dinâmica do teatro amador em Portugal, sendo ainda de destacar a divulgação das obras de Gil Vicente, um pouco por todo o país. Depois, ainda com Franco como encenador, o Grupo montou a peça de Bernardo Santareno, O Duelo, cuja estreia seria impedida pela censura.
Sobre o Grupo Miguel Leitão e Miguel Franco assinala-se ainda o facto de levar o teatro para fora das salas habituais, criando representações ao ar livre, e em festivais de verão, começando pela sua região, onde recriou ao modo vicentino A Farsa de Inês Pereira, apresentada no Castelo de Leiria, no claustro do Mosteiro de Alcobaça e no Convento de Cristo, em Tomar.
Como dramaturgo, Miguel Franco é considerado o mais importante da década de 1970, na categoria da chamada Dramaturgia Histórica, segundo a História do Teatro em Portugal, de Luiz Francisco Rebello. Da sua obra fazem parte O Motim, A Legenda do Cidadão Miguel Lino, O Capitão de Navios, Visita Muito Breve, tendo deixado várias obras por terminar, de que se destaca Leonor Fonseca Pimentel.
Ator de cinema a partir da década de 1960, participou em cerca de dez películas, nomeadamente Crime de Aldeia Velha (1963), O Trigo e o Joio (1964) e Lotação Esgotada (1972), de Manuel Guimarães, Domingo à Tarde (1966), de António de Macedo, O Cerco (1970) e Vidas (1984), de António da Cunha Telles, A Fuga (1976), de Luís Filipe Rocha, O Rei das Berlengas (1978), de Artur Semedo, e Manhã Submersa (1980), de Lauro António entre outros referidos na Filmografia pesquisada por Miguel Cardoso (cineasta).
Ainda em Leiria, criou no Ateneu Desportivo de Leiria, de que era igualmente diretor, um espaço de conferências a que chamou Sexta-feira à Noite, no qual intervieram entre outros Bernardo Santareno, Rogério Paulo ou Luiz Francisco Rebello. A edilidade local viria a atribuir o seu nome ao Teatro Miguel Franco, equipamento cultural construído em 2003, nas instalações do velho Mercado de Sant'Ana.
A sua última entrevista para a televisão foi feita por Jorge Listopad, a 19 de Fevereiro de 1988, na RTP1.
Subscribe to:
Posts (Atom)