Friday, December 21, 2007

Miguel Franco_a obra

...


sobre a


LEGENDA DO CIDADÃO MIGUEL LINO




Sunday, December 16, 2007

Miguel Franco_a obra




Entrevista por Carlo Benigno da Cruz













C.B.C.:- Das suas peças de teatro, quais estão publicadas- e quais já foram representadas?M.Franco:- Editadas,duas: "O MOTIM", em 1960 e 1964, e " A LEGENDA DO CIDADÃO MIGUEL LINO", em 1973. Mais dois pequenos trabalhos foram dados ao público: uma peça em um acto "Visita muito breve", que saiu agora em separata na Revista "Autores" da Sociedade Portuguesa de Autores, e "Prólogo para a Farsa de Inês Pereira dito por Gil Vicente à Corte de Dom João III", pequeno trecho teatral que ditribui pelo público de espectáculos de ar livre que representei com a minha companhia ( Grupo de Teatro Miguel Leitão) com aquela farsa vicentina,no Castelo de Leiria,em 1957 e 58 e nos claustros dos Mosteiros de Alcobaça e Tomar, em 1959 e 1961, e no Teatro da Trindade em Lisboa, naquele último ano.Representada em montagem profisional foi "O MOTIM", pela Companhia do Teatro Nacional, que a estreou no Teatro Avenida, a seguir ao incêndio do seu Teatro do Rossio, com "luzida" assistência oficial, a máxima, e vasto público, e a teve em cena apenas para cinco espectáculos.

C.B.C.:- Só cinco dias porquê?

M.Franco:- Porque quando os bilheteiros se preparavam para abrir os "guichets" cerca das 14 horas,daquele 5º dia,(um dos espectáculos fora da tarde de Sábado anterior) a PIDE - então ainda não DGS entrou pelo teatro ,intimou os bilheteiros a suspenderem o gesto, rasgou cartazes anunciadores nos "placards" da rua e da entrada, ameaçou e saiu pela direita baixa (demasiado "direita" e demasiado "baixa"!).A partir daquela hora - de espanto e indignação para os empregados do teatro, para as pessoas que aguardavam a abertura das bilheteiras ( uma amiga minha contou-me a pobre cena...) e para alguns actores que entretanto iam chegando - uma lage de cimento caiu sobre "O MOTIM". Tomei depois conhecimento, por amigos dos jornais, suponho, de que passara a estar rigorosamente proibido pela Censura qualquer alusão ao acontecimento, à peça e ao meu nome.

A empresária do Nacional, siderada, telefonou-me logo naquela tarde , pedindo a minha presença em Lisboa, para tentar obter junto das instâncias oficiais o "remédio" para tal situação ou,pelo menos, uma explicação , que até àquela hora,ninguèm deu em termos decentes (admitindo que a seguir a uma indecência, poderiam ocorrer explicações decentes!...).

A senhora,desolada, lamentava a avalancha que desabara sobre a sua actividade, a sua vida: a destruição do D. Maria e, dois meses depois, a violência sobre "O MOTIM", cortando abruptamente uma carreira que (supunha-o) lhe iria salvar uma boa parte dos prejuízos sofridos...Tentei em vão,como é óbvio, "passos" em Lisboa.

Passar pelo Avenida, a olhar os placards mal rasgados e os guichets de pala caída, enquanto ia consertando os planos da minha próxima actuação.
Comecei por pedir uma audiência ao director da Censura teatral, a cujas pregorrativas escapava o sistema censório do Nacional. A escolha de peças para o Nacional era feita (?) por um Conselho de Leitura, o que, decerto, (calculara eu e o confirmei), enciumava aquele sumo-sacerdote censurador: - Pois lamentava o que havia sucedido…” Defeitos do sistema” – chegou a atirar. Não podia fazer nada. Mas punha-se à minha disposição para uma leitura da peça…e sugerir-me os “retoques”de que a mesma necessitava “para funcionar” e prosseguir a carreira natural de uma peça de teatro…”No Nacional?” perguntou a minha ansiedade.”Não! Isso é lá com eles”. E lamentou a maneira como as coisas estavam organizadas.”Nem compreendo a razão do que se passou, o Senhor Presidente na estreia…Lastimo-o…E não estou de acordo!”

C.B.C. – Mas realmente como explica que a peça tivesse subido à cena?

M.Franco: - Por desmazelo. È a explicação que consigo dar. O Conselho de Leitura, que devia funcionar como conselho, não funcionou. Formavam-no uns cinco elementos, dos quais, dois ou três eram realmente homens de teatro (estou a recordar António Pedro, a quem talvez se deva a subida à cena da peça). Esses leram. Para os restantes, devia ser o “tacho” habitual. Não leram. E aceitaram o voto dos que tinham lido. Ou não souberam ler. De qualquer forma, falta de zelo (bem conveniente) no serviço.
Antes de seguir: consta-me que nunca houve Conselho de Leitura.

C.B.C.: - Foi tudo?
M.Franco: - Não. Entretanto um dos bilheteiros do Nacional/Avenida informara-me de que na noite da estreia, quando terminado o espectáculo, o Presidente Tomas e o seu séquito de ministros desciam o estreito escadório dos camarotes, ouvira Marcelo Caetano, então figura lateral do regime, dizer com ironia venenosa a alguém da “corte”. –“ Então o Governo agora subsidia “motins”!? “ (Aludia, claro ao dispêndio governamental com o Teatro do Estado).
Senti barrarem-se-me todos os caminhos. Procurei, então, no outro dia, o director do Teatro, funcionário superior do Ministério da Educação, e tudo se esclareceu “ O Teatro vai para obras! Foi essa a razão por que a peça foi retirada. Questões de segurança. Compreende?”. Compreendi. E fiz a natural pergunta, uma vez mais : - “ Então, depois a peça voltará?...” – ”Não! Esta não!”. E sumiu-se pelo primeiro corredor que achou ali à mão.
Triste como a morte (mas com um secreto sorriso que eu uso cá dentro), não perguntei a mais ninguém pelo meu “MOTIM”. Fiquei a amá-lo em silêncio, por todos estes prazeres-desgostos que me dera.

C.B.C.: - Teve mais entraves na censura com alguma outra obra sua?
M.Franco
: - Sim. Escrevi entretanto a “Legenda do Cidadão Miguel Lino”.
È uma meditação com raiva sobre as opções decisivas.
Amélia Rey Colaço pediu-ma (já a peça tinha sido um ou dois anos proibida ao TEP, no Porto).
As tentativas de a levar ao Capitólio (em cujo palco trabalhava então a Companhia do Teatro Nacional, depois do incêndio do Avenida), são uma história pitoresca para outra entrevista se vier a jeito.

C.B.C.: - Como sentia “O MOTIM” há semanas e como o sente agora, após o “25 de Abril”?
M.Franco: -Julgo que a minha peça tem “razão” que não se esgotou. Peça de combate, da explosão de vexames recalcados, a cinco segundos de um patíbulo, está viva, porque os seus combatentes não morrem. “O Povo não morre”- dizem eles. Julgo que continuará a viver com esse fogo.
Há dias, alguém, falando-me nela, disse que ficará, pelo menos, como uma “peça didáctica”, a fazer representar de tempos a tempos, para não deixar esquecer os processos de estrangulamento do povo.
Assim seja. Não desejo mais.

C.B.C.: - Qual é, no momento actual, a função que atribui ao Teatro em Portugal?
M.Franco: - O Grande Teatro, agora, em Portugal é na rua,,no encontro de amigos, nas grandes euforias da nossa vida cívica.
Por isso os Teatros estão vazios.
É na rua, dinâmica, que está agora o espectáculo!
Mas julgo que o criador, o autor, o encenador que conseguir imaginar um espectáculo que seja reflexo da luz forte da vida nacional de agora, fará o Teatro necessário. Reflexo e reajuste, justiça e calor criador, teatro de multidão em marcha. Teatro de massas, procurando os caminhos do futuro. Com a inteligência!

C.B.C.: - Quando escreve teatro, toma em consideração o espectáculo?
M.Franco:
- Eu escrevo o que vejo. Imagino, visualiso. E não só. Imagino.ouço, respondo e disparo. Escrevo a acção teatral, com movimentos, gestos e falas.
Julgo-me sempre a estar a assistir a um espectáculo que me vai nascendo, umas vezes abarcando a cena inteira, outras a pequena cena, o diálogo fugaz, o gesto que os outros (personagens) não vêem. Acho que é uma escrita instintiva. Ou um registo. E gozo.

C.B.C.: - O teatro dramático pertence mais à literatura ou ao teatro mesmo?
M.Franco. – O meu, ao Teatro mesmo. Assim o quero, pelo menos. O que tiver de literário é defeito. Defeito num criador teatral (uma espécie de “reumatismo” que os anos vão carreando e se acrescenta ao “congenital”).

C.B.C.: - Acha ou não que a publicação em livro de textos de teatro tende a desaparecer?
M.Franco:
- Não lhe sei dizer. Talvez não: Quem tiver imaginação teatral pela leitura, assiste dentro de si ao espectáculo. A leitura teatral não tem maus actores. Tem os nossos.

C.B.C.: - Quanto ao novo espectáculo de “O MOTIM”?
M.Franco: - Estão em curso os ensaios. Na grande parte dos actores, de reanimação de memória. No entanto, neste momento em que em que escrevo, julgo ter havido uma suspensão, cujas razões ainda estão mal esclarecidas.

C.B.C.: - Quando foi contactado e por quem?
M.Franco
. – Pela Sociedade de Autores, a pedido de Amélia Rey Colaço, como disse na sua notícia ou comunicado aos jornais.

C.B.C.: - Terá a mesma encenação?
M.Franco: - A mesma. Mas aberta, clara e vigorosa, que o “25 de Abril” irá permitir.

C.B.C. : - Dará alguma colaboração?
M.Franco:
- A que me for pedida – ou a que eu entender dever sugerir. É a minha obrigação de autor e de primeiro espectador da peça. E de primeiro seu encenador, ao imaginá-la.





23 de Maio de 1974
Miguel Franco


esboço para o painel alusivo a O MOTIM que está inserido no
TEATRO MIGUEL FRANCO em Leiria
e que foi doado ao teatro por Maria João Franco,pintora,filha do dramaturgo